terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FUMAÇA DO LADO DE FORA [texto para blog Wishreport, em parceria com Arthur Casas, publicado em 21.08.09]

A lei anti-fumo que começou a valer em São Paulo tem sido assunto para discussões acaloradas em toda e qualquer mesa de bar.

Lei que é um suspiro de cidadania nessa cidade que vem aprendendo a conviver com multidões de modo educado. É, porque por mais que os fumantes estejam um pouco chateados, não tem mesmo graça nenhuma jantar dentro de uma sauna seca versão nicotina (dos outros).

Mas com as novas soluções começaam a aparecer novos problemas, como o mar de bitucas de cigarro nas calçadas que logo mais vai ser problema de todos. Quando o Arthur esteve no Japão, projetando a loja do Alexandre Herchcovitch em 2007, chamaram muito sua atenção os “cinzeirões”, ou áreas reservadas aos fumantes que ficam na rua, próximas ao acesso das principais estações de metrô (foto). A nossa lei anti-fumo ainda era sonho de alguns vegetarianos e macrobióticos. Agora é hora de projetarmos algo semelhante para os, hoje segregados e “politicamente incorretos”, fumantes. Sim, porque o comportamento (e as mudanças dele) também são questões para a arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário